Você sabia? TikTok já teve outro nome; saiba qual

Poucos sabem, mas o Tiktok, a plataforma de vídeos mais famosa do mundo, já teve outro nome, que também foi muito popular no Brasil: Musical.ly. A mudança aconteceu após a ByteDance, uma empresa chinesa, comprar o aplicativo.

A princípio, o Musical.ly, como o próprio nome diz, era uma rede social de músicas, criada pela companhia musical.ly Inc em 2014. Nela, os usuários podiam gravar vídeos dublando canções de sucesso e compartilha-los com seus amigos. Pouco depois, especificamente em 2016, a ByteDance lançou um app parecido, o Douyin, que com o passar do tempo, passou a se chamar TikTok.

Assim como o Musical.ly, o Tiktok permitia que os usuários criassem vídeos curtos, porém, ele se destacou por ser mais multifuncional do que a concorrência.

TikTok e Musical.ly se tornaram um só

Com os dois apps estourados em diversas partes do mundo, a ByteDance decidiu comprar a musical.ly em 2017. Em agosto de 2018, as funções das plataformas foram unidas, com o objetivo de formar um único aplicativo: o atual Tiktok.

Apesar de ter evoluído e agora, estar oferecendo novas ferramentas ao público, o objetivo do aplicativo continua sendo o conteúdo musical.

O app começou a fazer sucesso mundialmente em 2019, e sua quantidade de usuários cresceu ainda mais durante a pandemia de Covid-19. Atualmente, além de anônimos, diversos famosos fazem uso da rede, compartilhando vídeos divertidos ou explicativos.

A plataforma também tem se tornado uma ferramenta de trabalho. Ao atingir um determinado número de visualizações e seguir algumas regras, os produtores de conteúdo recebem uma quantia significativa da empresa.

Figuras conhecidas como Charli D’Amelio, Rebeca Barreto e Vanessa Lopes atingiram o auge do sucesso ao ingressar no Tiktok. Atualmente, as três possuem milhares de seguidores nesta e em outras redes sociais, e se destacam por sua publis (divulgações de produtos).

Imagem: AP Photo / Kiichiro Sato