Você sabia? Este terremoto é o maior já registrado no Brasil

Um terremoto de magnitude 6.5 na escala Richter ocorreu no Acre, fazendo deste o maior terremoto já registrado na história do Brasil. O epicentro do abalo sísmico foi no município de Tarauacá, localizado a aproximadamente 111 km da cidade.

O terremoto aconteceu no dia 7 de junho de 2022, às 21h55 , e devido à sua profundidade de 621 km, o tremor foi pouco sentido na superfície. Felizmente, não houve registros de danos ou vítimas. O tremor superou um terremoto ocorrido em 31 de janeiro de 1955 na Serra do Tombador, em Mato Grosso, que teve magnitude de 6.2.

Terremoto em Tarauacá é classificado como evento andino por especialistas

O Serviço Geológico dos Estados Unidos observou o fenômeno e registrou dois tremores na região. O primeiro tremor, com magnitude não informada, foi seguido de uma réplica cerca de uma hora depois, que atingiu 4.8 na escala Richter e teve 603 km de profundidade.

Especialistas apontam que, embora tenha sido registrado no Brasil, o terremoto que atingiu Tarauacá é considerado um evento andino. Segundo o professor George Sand, do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, o abalo sísmico tem origem no conflito das placas tectônicas Sul-americana e de Nazca, que ocorre na região da Cordilheira dos Andes.

Diferentemente do terremoto ocorrido na Serra do Tombador em 1955, que teve origem totalmente em território brasileiro. Mesmo sentido em solo brasileiro, o terremoto de Tarauacá é classificado como um evento andino.

Foto: Reprodução/USGS