Você pode ter abono do PIS/PASEP esquecido; Descubra como consultar seu saldo

O abono salarial do PIS/PASEP soma um total de R$ 208 milhões no Brasil e ainda está disponível para resgate. Mas você sabia que muitos brasileiros esquecem de resgatar o valor? Veja abaixo como descobrir se você é uma dessas pessoas. 

O abono referente ao ano-base de 2019 foi disponibilizado para cerca de 320 mil trabalhadores desde o início do seu pagamento. Porém a procura pelo valor foi tão baixa que ele está sendo novamente disponibilizado.

A União, Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios dão a sua contribuição para o fundo destinado aos empregados do setor público. O pagamento do PIS, Programa de Integração Social, é feito pela Caixa Econômica Federal, já o pagamento do Pasep, Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, é feito pelo Banco do Brasil.  

Como receber o PIS/PASEP

Para o servidor receber os valores aos quais tem direito, ele deve estar inscrito no PIS/PASEP há, ao menos, cinco anos. 

Além disso, o funcionário deve receber até dois salários mínimos por mês e trabalhar com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano.

Por fim, é preciso que o cidadão possua seus dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ou eSocial.  

Como consultar o valor do PIS/PASEP

Para saber qual o valor do benefício basta utilizar os canais de atendimento correspondentes ao grupo que se enquadra. Funcionários que trabalham para empresas privadas  devem entrar em contato com a caixa econômica, enquanto os servidores públicos devem entrar em contato com  o Banco do Brasil. 

Também é possível consultar o saldo do seu abono através do aplicativo da Carteira de trabalho digital (CTPS) e do portal Gov.Br.

O saque do benefício pode ser feito através das agências do Ministério do Trabalho e Previdência, da central Alô Trabalhador através do telefone 158, e do email [email protected], trocando as letras ‘uf’ pela sigla do estado onde mora.