Você não vai acreditar o que são as faixas laranjas entre os prédios no Centro

Entre os prédios de uma das principais vias da Capital, grandes faixas de cor alaranjada se estendem de uma fachada a outra.

Quem passa pelo centro de Porto Alegre tem ficado intrigado ao olhar para cima. Nos últimos dias, na Avenida Borges de Medeiros, está sendo instalada uma das obras previstas para a 13ª edição da Bienal do Mercosul, que será realizada no município entre 15 de setembro e 20 de novembro.

Túlio Pinto, artista radicado na Capital, é responsável por uma das pistas sobre intervenção artística. Ao todo, foram quase cem criadores de duas dezenas de países selecionados pela organização do evento para expor suas obras.

Recentemente, o artista publicou algumas fotos das faixas com a legenda “Batimento (nome da criação) em processo de instalação para a 13ª edição da Bienal do Mercosul”. Para a execução do serviço nas alturas, foi requisitada uma empresa de manutenção predial, a J Cruz, sob responsabilidade técnica de Claudia Kusiak.

“Muitas pessoas não sabem, mas trabalhamos mais de um ano em cima desse projeto do Túlio Pinto, desde a elaboração, o estudo de como as faixas seriam estendidas, até agora. Já foram instaladas quatro faixas, e no total serão oito” afirma Paulo Torneri, proprietário da empresa.

Para estender o tecido, foram utilizadas cordas-guia, com auxílio até de profissionais de rapel, por onde depois foram puxadas as faixas alaranjadas. O material restante deverá ser estendido nos próximos dias, para atrair ainda mais a atenção de quem circular pelo Centro Histórico até meados de novembro.