Vídeos mostram a devastação causada pelo terremoto na Turquia e Síria

Um terremoto de 7,8 graus na escala Ritcher atingiu a Turquia e a Síria na manhã desta segunda-feira (6), deixando quase 2 mil mortos e 5 mil feridos. Estima-se que mais de mil pessoas estejam desaparecidas. A estimativa é que o tremor tenha durado cerca de um minuto e meio, causando destruição nos dois países.

O terremoto atingiu áreas muito povoadas, levando ao desabamento total ou parcial de milhares de edifícios. De acordo com o diretor da agência de desastres naturais da Turquia, Yunes Sezer, a estimativa é que tenham sido 2.824 prédios totalmente destruídos no país.  Confira abaixo vídeos, divulgados pela AFP News Agency em sua conta do Twitter, que demonstram a devastação causada pelos abalos sísmicos.

Vídeos mostram devastação causada por terremoto na Turquia e na Síria

As imagens mostram os profissionais de resgate agindo à procura de vítimas embaixo dos escombros, bem como um panorama dos estragos causados pelos abalos.

Já foram registradas 50 réplicas desde o primeiro terremoto, com uma delas chegando á magnitude 7,7. O local dos tremores, o povoado de Kahramanmaras, no sudoeste da Turquia, fica acima de três placas tectônicas. O epicentro foi a apenas 10km da superfície. Estes dois fatores explicam o tamanho da devastação causada pelos abalos, que atingiram um raio de cerca de 250km, sendo o maior da região desde 1939. O terremoto durou um minuto e meio foi sentido também em Israel, Chipre e no Líbano,

O governo turco afirma que mais de 45 países declararam que enviarão equipes de busca e ajuda humanitária. Em suas redes sociais, o presidente Lula prestou solidariedade com as vítimas do terremoto em ambos os países.