VÍDEO: Cidade do interior do RS é engolida por incrível fenômeno

Fotos e vídeos registraram um fenômeno impressionante no Rio Grande do Sul, quando o avanço de uma nuvem de tempestade tomou a cidade de Caxias do Sul, por volta das 11h, na Serra Gaúcha. O vídeo atraiu a atenção de vários usuários da rede social, a fim de entender de qual fenômeno se trata.

A enorme nuvem do tipo prateleira, um Cumulonimbus, de acordo com a MetSul Meteorologia, consiste em nuvens baixas na sua parte frontal e condensação. No vídeo, a impressão é de que a cidade está sendo “engolida” pela nuvem.

Confira mais informações sobre o vídeo e saiba como este fenômeno pode acontecer nas cidades gaúchas!

Vídeo choca moradores gaúchos

Devido à chegada das nuvens baixas, a visibilidade diminuiu drasticamente. A chuva chegou com rajadas de vento e trovoadas ao município serrano do Rio Grande do Sul.

Ainda assim, a estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na cidade de Bento Gonçalves, próximo a Caxias do Sul, registrou rajadas de vento de até 86 km/h, devido à chegada da nuvem de tempestade.

Esses tipos de nuvens podem atingir enormes alturas, de dez a vinte quilômetros, além de poderem ser densas o suficiente para bloquear a luz solar até certo ponto. No entanto, de acordo com a MetSul, “o nível de escuridão experimentado durante uma tempestade não é equivalente às condições noturnas.”

Além disso, de acordo com especialistas em meteorologia, quanto mais quente está o ambiente, maior a chance de tempo severo na região. O ar quente avança para o Oeste e o Norte gaúcho, garantindo a energia para a formação de novas tempestades no Rio Grande do Sul, o que inclui a Serra.

Imagem: Fernando Dias / SEAPI-RS