Viaduto Otávio Rocha: ocupantes são notificados para início de revitalização

A Prefeitura de Porto Alegre notificou, nessa terça-feira (13), os ocupantes do andar térreo do Viaduto Otávio Rocha, no Centro Histórico, para dar andamento à revitalização da estrutura. Em agosto foram feitas reuniões entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Administração e Patrimônio. 

O viaduto possui 36 espaços, destes apenas três estão desocupados.  

A prefeitura escolheu, dentre as propostas apresentadas por comerciantes para atender às demandas de acordo com as características de cada comércio, atividades que se relacionam com temas de pastas municipais. Nesta situação estão as duas salas ligadas à arte que serão atendidas pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, assim como a Associação de Creches Comunitárias.

Os locais devem ser acolhidos pela Secretaria Municipal de Educação. A Associação das Artesãs deve voltar a fazer parte das feiras do Mercado Público, já que estão vinculadas à Associação de Artesãos Porto Alegre Solidária (Asposol). 

De todos os ocupantes do viaduto, três dos permissionários estão em situação regular e receberam proposta para se mudarem para o Abrigo dos Bondes. Os outros 25 comerciantes do local, mesmo os não regulares, participaram dos encontros para receber orientações da prefeitura. 

O Executivo deu a estes comerciantes alternativas para que não interrompessem suas atividades comerciais. Dentre as propostas da prefeitura estão lojas no Pop Center, com dois meses de isenção de aluguel, serviços da Sala do Empreendedor, programa de microcrédito e o Mais Crédito Juro Zero, além de participação em feiras. 

Os ocupantes do Viaduto Otávio Rocha devem deixar o local até o dia 13 de outubro, para que as obras tenham início no dia 20 do mesmo mês. O valor da construção foi orçado em R$ 13,7 milhões nas obras feitas pela Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia, vencedora da licitação.