Vestibular 2023: máscaras serão obrigatórias para realização das provas?

O país tem se deparado com um preocupante aumento de casos da covid-19, fato que fez com que o Ministério da Saúde tenha voltado a recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados. Mas com essas medidas para evitar o contágio, como ficam os vestibulares? Continue lendo para saber. 

Ainda que o Enem já tenha passado, muitas universidades ainda estão para realizar os seus vestibulares próprios, como é o caso da USP. O vestibular 2023 da universidade ocorre no próximo fim de semana e em razão da alta dos casos de covid algumas medidas de biossegurança foram retomadas. 

As provas ainda ocorrerão no domingo (4) e a Fuvest elaborou um manual com as medidas a serem seguidas. “A FUVEST tem observado os impactos da variante BQ.1 do Coronavírus e, em função disso, divulgará o Manual de Biossegurança da 1ª Fase para o Concurso Vestibular no próximo dia 1º de dezembro de 2022”, informou. 

Conforme o manual elaborado pela instituição, o uso de máscara será obrigatório durante todo o vestibular. Também fica obrigatória a apresentação de comprovante vacinal com esquema de imunização completo. 

Neste ano, a USP oferece 11.147 vagas em seus cursos de graduação, das quais 8.211 são destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest e 2.936 vagas para o Enem-USP.

Uso de máscara no vestibular da Unicamp 

A Universidade Estadual de Campinas também reforçou a recomendação do uso de máscara na  2ª fase do exame 2023, que ocorrerá nos dias 11 e 12 de dezembro. Ainda não foi definida a obrigatoriedade do uso do equipamento de segurança, porém a direção esclarece que seguirá regras estipuladas por municípios e estados. 

Uso de máscara no vestibular da Unesp 

Através do Manual do Candidato, a Universidade Estadual Paulista definiu que a máscara não será obrigatória, apenas recomendável.