Verão em SC: Saiba como deve ficar o clima na estação sob influência do El Niño

Muita chuva e calor devem marcar o verão dos catarinenses, segundo a meteorologista Camila Cardoso. A estação será influenciada pelo El Niño, responsável pelas reviravoltas climáticas que o Brasil tem enfrentado neste ano. As informações são do NSC Total.

Dados coletados pela especialista indicam que no verão, os dias devem ficar mais abafados e os temporais serão mais frequentes. A situação deve se estender até abril de 2024.

As chuvas, que já têm gerado transtornos em Santa Catarina há alguns meses, devem continuar atingindo o Estado em dezembro. De acordo com a previsão da Epagri/Ciram, a Grande Florianópolis deve receber de 150 a 190 mm de chuva. No Extremo Oeste ao Litoral Norte, e nas demais regiões os volumes variam entre 130 a 150 mm.

Entenda o que é o El Niño

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o El Niño causa um aumento na temperatura da superfície da água no Oceano Pacífico, fazendo ela evaporar mais rápido.

No Brasil, ele ocasiona secas prolongas as regiões Norte e Nordeste e chuvas intensas e volumosas no Sul.

Fenômeno deve trazer mais chuva em dezembro

De acordo com o boletim mais recente do Inmet, o fim de novembro e as primeiras semanas de dezembro no Sul devem ser marcados por mais tempestades trazidas pelo o El Niño.

“Considerando-se a previsão de anomalia de precipitação para o período de 1 mês (15 de novembro a 14 de dezembro de 2023), há indicação de condições mais úmidas do que o normal em partes do norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, centro-sul de Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e em parte do norte do Pará e Amapá”, diz o Inmet.

Só neste ano, as chuvas intensas deixaram rastros de destruição em Santa Catarina. Casas foram destelhadas, ruas ficaram alagadas e diversas pessoas morreram.