Veja como foi o segundo debate entre Leite e Onyx nesta terça-feira; Quem levou a melhor?

Os candidatos ao Governo do Rio Grande do Sul, Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB), se encontraram em um novo debate realizado nessa terça-feira (25) pela Record TV RS, em Porto Alegre. 

O primeiro bloco do encontro contou com uma rodada de confronto direto com tema livre, etapa iniciada por Leite. Mais uma vez, assim como ocorreu nos debates promovidos pela Rádio Guaíba e Correio do Povo, o debate trouxe à tona diversas acusações, mas também teve propostas apresentadas. 

No início, os participantes trouxeram propostas para a educação. Onyx reforçou que pretende criar uma secretaria da primeira infância e também criar parcerias com o Sistema S para promover a capacitação de jovens do Ensino Médio. O candidato reforçou que, em seu governo, as escolas “nunca irão fechar”. Leite rebateu afirmando que durante seu mandato os salários dos servidores foram colocados em dia, além dos investimentos na merenda escolar. 

Onyx e Leite trocam ataques em novo debate

Já na segunda rodada de perguntas, tiveram início os ataques de ambos os candidatos. Onyx enfatizou que Leite já foi governador mas “renunciou e abandonou os gaúchos”. Em contrapartida, Leite ressaltou que o candidato renunciou à ética ao aceitar caixa 2. 

Leite apontou que as propostas de Onyx visam algo que o atual governo já vem fazendo e perguntou, na sequência, quais propostas originais o oponente teria para o Rio Grande do Sul. “O candidato reafirma que vai fazer melhor, que vai fazer mais, isto é, porque fez mal, fez pouco em três anos e meio”, atacou Onyx.

Os ataques continuaram ao longo do debate. Em determinado momento Leite citou a pandemia e destacou a demora das vacinas. “Eu me vacinei. Vacinar não é um ato individual, mas coletivo. É pelos outros também. Por que o senhor não se vacinou?”, questionou. Onyx respondeu que a questão pertencia ao campo das escolhas individuais e logo fez um ataque sobre as medidas de contenção viral promovidas por Leite. “Na hora que fechou tudo aqui, quando não tinha comida na mesa dos gaúchos, quem fez o Auxilio Emergencial? Fui eu que fiz.”, apontou. 

Após uma série de farpas sobre diversas questões, os candidatos comentaram sobre o decorrer do programa. Para Leite, o adversário é “incapaz de apresentar soluções alternativas”. Já Onyx garantiu que está tranquilo e fez um elogio ao horário do debate que foi acessível para os trabalhadores.