Veículo é recolhido com R$ 385 mil em multas vencidas no RS

Em ação de blitz na quarta-feira (1), uma motocicleta foi retirada de circulação com dívidas de R$ 385 mil, resultado de multas por 679 infrações de trânsito. O veículo era uma Honda CG 150 Titan KS com placa de Porto Alegre.

A blitz foi realizada na rua Francisco Petuco, no bairro Boa Vista, e faz parte da Operação Duas Rodas da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Confira abaixo mais detalhes sobre o caso.

Moto recolhida possuía 679 multas

Segundo informações da EPTC, o veículo estava sem licenciamento desde 2015 e possuía mais 144 multas em andamento, 64 a vencer e 80 ainda no prazo de defesa. Além das multas, o condutor estava com a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de um mês.

De acordo com o diretor de Operações da EPTC, Cirilo Faé, as fiscalizações são essenciais para melhorar a segurança viária em Porto Alegre. O diretor aponta que acidentes de trânsito com motos causaram o óbito de 41 pessoas na capital em 2022.  

“Iniciamos o ano preocupados com estas situações que colocam em risco a vida de terceiros e dos próprios motociclistas. Em 2022 foram registradas 41 vítimas fatais com envolvimento de motocicletas, sendo 35 condutores, dos quais 17 não estavam habilitados, além de cinco pedestres atropelados por motos e mais um ocupante da carona. Vamos agir com vigor para evitar estas ocorrências e manter uma circulação segura nas ruas de nossa cidade”, afirmou Faé.

EPTC realizou mais de 3 mil abordagens em 2023

Conforme divulgado pela EPTC, foram realizadas 3.371 abordagens em janeiro e fevereiro de 2023, resultado de 36 operações de blitzs e 11 operações Duas Rodas. A empresa afirma que seguirá com as ações através da fiscalização e de punições como multas para os infratores na capital. É possível informar ocorrências de trânsito através do número 156 do Atendimento ao Cidadão.