Uso obrigatório de capacete em pistas de skate? Confira projeto da Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Projeto de lei que prevê uso obrigatório do capacete e outros equipamentos de segurança para skatistas, em ambientes da capital destinados ao esporte, está em andamento na Câmara Municipal de Porto Alegre.

A proposta estabelece que organizadores e responsáveis de competição tenham o dever de ressaltar a obrigatoriedade dos equipamentos de segurança para estes eventos. São previstas também penalidades para o descumprimento das normas, além da instalação de placas informativas em pontos típicos do skate na cidade. Confira mais detalhes sobre o projeto abaixo.

Não usar o capacete pode resultar em proibição do uso do skate

O projeto de lei prevê que caso as normas sejam descumpridas, o skatista ficaria impedido de praticar nos locais públicos destinados ao esporte. Organizadores e responsáveis por eventos do esporte estariam proibidos de realizar quaisquer eventos esportivos na cidade durante um ano. A fiscalização do uso dos equipamentos de segurança ficaria sob responsabilidade da Guarda Municipal.

Esta proposta de lei foi criada pelo vereador Cassiá Carpes, que afirma que a intenção é a segurança dos praticantes e atentar para os riscos do esporte. O projeto de lei busca reforçar a segurança especialmente no Trecho 3 da Orla do Guaíba.

“Há inúmeros relatos nas redes sociais, que inclusive levou à criação de perfil no Instagram, de acidentes ocorridos por praticantes de skate na nova pista, o que nos alarmou pela gravidade das lesões, principalmente porque as pessoas estavam andando de skate sem o uso de equipamentos de segurança, em especial o capacete”, explica o vereador.