Triste queda! Fim tenebroso de concorrente da Lojas Americanas

Cerca de 25 anos após a queda da sua concorrente, parece que a Lojas Americanas está perto de ter um fim trágico semelhante.

As Lojas Brasileiras, mais conhecida como Lobras, era uma rede de departamento que conquistou fama principalmente devido a sua grande concorrência com a Lojas Americanas.

Fundada em 1944, 15 anos após a abertura da Lojas Americanas, a Lobras chegou a ter 63 lojas espalhadas por 20 estados do país. Em 1999, a rede encerrou suas atividades.

A “guerra” entre as duas lojas teve início pela semelhança dos nomes, além das estratégias de vendas, que eram quase idênticas. Durante muitos anos, as empresas disputaram o mesmo público.

Entenda porque a grande concorrente da Lojas Americanas teve que fechar as portas

Em 1982, as Lojas Brasileiras foram parar nas mãos da família Goldfarb, que já era proprietária das Lojas Marisa. Entretanto, em 1999, a rede encerrou as atividades devido a uma grande dívida no valor de quase R$ 100 milhões, após uma crise que teve início em 1990. Na época, a empresa contava com 6.000 funcionários.

Antes do Plano Real, grande parte das empresas brasileiras se mantinham dando fim aos prejuízos por meio do aumento frequente das mercadorias, o que era pouco percebido pelos consumidores naquela época, já que os valores eram quase sempre alterados. Entretanto, depois do Plano Real, que veio acompanhado pela estabilidade econômica, esse costume deixou de ser tão simples.

Na época, lojas como a Arapuã, Casa Centro, Ultralar, Mappin e Mesbla também passaram por problemas financeiros e tiveram que fechar as portas. “As empresas de varejo encobriam a má administração repassando esses efeitos nos preços. Esse foi o motivo pelo qual diversas redes fecharam no período.”, disse Claudio Felisoni, presidente do Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo).

Imagem: Ueslei Marcelino/ Reuters