Travesseiro, Sério e outras: saiba qual é a origem dos nomes das cidades do RS

Além de ser a terra dos melhores churrasco, chimarrão e melhores hotéis, RS também é campeã quando se trata de ter cidades com nomes estranhos.

Além dos nomes, o que deu origem a eles também chama atenção dos moradores do RS.

A seguir, confira alguns dos nomes mais estranhos das cidades do RS.

Origem das cidades com nomes diferentes do RS

Travesseiro

Apesar de remeter ao objeto confortável que utilizamos para ter uma boa noite de sono, a cidade do Vale do Taquari não tem esse nome por causa dos travesseiros.

De acordo com o prefeito Gilmar Southier, a cidade tem esse nome devido aos pontilhões de madeirao batismo tem como origem o conjunto de pontilhões de madeira que serviam de passagem pela água. As travessias viraram “travesseiro”.

Não-Me-Toque

Apesar de ser um nome estranho, Não-Me-Toque é criativo.

Não se sabe ao certo a origem do nome da cidade, localizada no Norte do estado. Enquanto alguns acreditam que o nome se deve a uma planta presente na região, a “sucará”, também conhecida como “espinho de Santo Antônio” e “não-me-toque”, outros estão certos que a fazenda Não-Me-Toque, registrada no cartório do município desde 1885, é a grande inspiração.

Sério

Localizada também no Vale do Taquari, segundo a prefeitura, a cidade Sério pode ter esse nome como uma forma de homenagear o Rio Serio, na Itália, terra natal do dono de terras no município.

Além disso, existem boatos de que os italianos teriam dificuldade para pronunciar a letra “g” do nome de Sérgio Franciosi, um morador da região. Então, ele era chamado de “Sério”.

Anta Gorda

Anta Gorda, localizado no Vale do Taquari, que abriga outras cidades com nomes estranhos, tem esse nome devido a uma grande anta que foi abatida por moradores na época em que a região foi colonizada. O tamanho do animal chocou as pessoas, que passaram a dizer “lá onde mataram a anta gorda”, para se referir ao local de abate.