Tradicional cafeteria brasileira fecha as portas após 26 anos

Após mais de duas décadas de operação, o icônico Café Girondino, situado no coração do Centro de São Paulo, anunciou seu fechamento definitivo. Conhecido por sua localização privilegiada próximo ao Mosteiro de São Bento, este estabelecimento de 26 anos fechou suas portas recentemente, deixando muitos paulistanos e turistas surpresos.

O encerramento das atividades foi anunciado através de uma nota nas redes sociais. Os proprietários expressaram sua tristeza e gratidão, mencionando as dificuldades enfrentadas nos últimos anos, agravadas pela pandemia, que deixou “cicatrizes que não curaram”.

Qual foi o impacto da pandemia no Café Girondino?

A crise de saúde global que começou em 2020 teve impactos devastadores para muitos negócios, e o Café Girondino não foi exceção. Mesmo com a reabertura gradativa da economia, as cicatrizes deixadas foram profundas demais para serem superadas, resultando no triste desfecho para este querido ponto de encontro em São Paulo.

Fundado originalmente em 1998, o estabelecimento localizava-se na Rua São Bento, mas sua história se estende ao período entre 1875 e 1920, na junção da Rua 15 de Novembro com a Praça da Sé. Durante o Brasil Império, era frequente o encontro de barões do café neste local histórico, marcando-o como um ponto de relevância cultural e social para a cidade.