Trabalhadores de Porto Alegre irão receber 13° salário adiantado

Nesta segunda-feira (27), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, anunciou que os mais de 34 mil servidores públicos ativos e inativos da prefeitura irão receber a segunda parcela do 13º salário de forma antecipada no dia 14 de dezembro.

De acordo com a prefeitura, a alteração na data será possível por conta do equilíbrio das contas públicas. “Autorizei o secretário da Fazenda a efetuar o pagamento em 14 de dezembro aos mais de 34 mil ativos e inativos. Um avanço em respeito ao trabalho conjunto realizado em benefício da cidade”, disse o Prefeito Sebastião Melo em suas redes sociais.

Primeira parcela do 13º salário também foi paga antes

A primeira parcela do benefício também foi paga de forma antecipada em junho. Pelos cálculos da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), a iniciativa injetou potencialmente mais de R$ 143 milhões na economia da cidade. A lei exige que o valor do 13º salários seja pago até o dia 20 de dezembro.

“Mais uma vez terminamos o ano com as contas em dia e podendo valorizar o trabalho realizado pelos servidores públicos. Nosso compromisso em diminuir a carga tributária para o setor econômico se reverte em mais arrecadação e melhora nos investimentos na cidade”, comemora o secretário da Fazenda Rodrigo Fantinel.

De acordo com o último balanço divulgado pela secretaria municipal da Fazenda, as receitas do município estão 8,6% maiores em comparação com o ano passado. Entre os destaques está a melhora na arrecadação de ISSQN (Imposto sobre Serviços de qualquer Natureza), com alta de 10,4%, e o IPTU, com cresicmento de 30,8%.

Como é feito o cálculo do 13º salário

Para fazer o cálculo do décimo terceiro salário, é necessário dividir o valor integral que você recebe por 12 (meses no ano) e multiplicar o resultado pelo número de meses trabalhados.

O pagamento pode ser feito em uma única parcela, com o valor total, ou em 2 parcelas. Geralmente, as empresas optam por pagar em 2 parcelas.