Tornado atinge cidade de Santa Catarina

Na tarde do último sábado (11), Tubarão, cidade localizada no Sul de Santa Catarina, foi atingida por um tornado, de acordo com a Defesa Civil. Ninguém ficou ferido.

O fenômeno foi registrado na localidade de Bom Pastor, perto do presídio masculino. “A gente teve tempestades em toda a região, vento, chuva. Fomos chamados no domingo [12] pela manhã e fizemos um relatório fotográfico”, relatou o coordenador municipal da Defesa Civil, Diego Goulart. Além dos registros, a Defesa Civil também sou imagens de radares meteorológicos para confirmar o tornado.

Entenda como o tornado se formou

De acordo com o coordenador, alguns fatores contribuíram para a formação do fenômeno. “A temperatura estava muito alta na região, próxima aos 40ºC. Teve um avanço de área de instabilidade. Com a atmosfera aquecida, houve ventos fortes”.

Em algumas áreas catarinenses, a velocidade das rajadas de vento ultrapassou 90 km/h. No caso da velocidade dos ventos do tornado, a Defesa Civil trabalha com o número aproximado. “A gente estima, porque no local não houve registro, não tem nenhum instrumento para medir. Deve ter passado dos 100 km/h”, disse o coordenador.

Tsunami meteorológico é registrado em SC

Além do tornado, um tsunami meteorológico também atingiu o Sul de Santa Catarina. No fim da tarde de sábado (11), o fenômeno foi registrado na Praia do Cardoso, em Laguna.

Na ocasião, as ondas avançaram para a areia rapidamente, levando carros e causando estragos nos estabelecimentos na orla.

O tsunami meteorológico ocorre quando uma quantidade de nuvens carregadas e fortes ventos avançam rapidamente sobre o mar, formando uma grande onda que chega até a praia. Geralmente, ele está relacionado a algum sistema meteorológico, como linhas de instabilidade.

As informações são do g1.