Tome cuidado: Jovem perde visão por usar lentes de contato durante o sono

Um jovem na Flórida perdeu a visão por conta de um parasito raro após esquecer as lentes de contato enquanto dormia. É o caso de Mike Krumholz, de 21 anos, que percebeu suas lentes irritadas após uma soneca de 40 minutos.

Com um diagnóstico no oftalmologista, descobriu que estava com ceratite, inflamação da córnea, resultado de um parasita comedor de carne instalado no seu olho direito. Confira abaixo mais detalhes sobre o caso.

Parasita causa cegueira após jovem dormir com lente de contato

Mike é estudante universitário e teve que parar com suas atividades por conta da presença do parasita, chamado Acanthamoeba. Em entrevista ao jornal britânico Daily Star, o jovem relatou que desde o cochilo, há mais de 50 dias, teve que permanecer em escuridão completa, com persianas fechadas e luzes apagadas.

O estudante passou por sete médicos oftalmologistas até receber o diagnóstico correto. Durante este período, ele foi tratado de forma errada, com esteroides, que aceleraram a propagação do parasita e agravaram seu quadro. Agora, Mike passa por terapia fotodinâmica, também usada em pacientes com câncer. O jovem perdeu a visão do olho direito.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o Acanthamoeba tipicamente se instala em usuários de lentes de contato por conta de maus hábitos de higiene ou pela exposição por contato com a água, durante o banho, por exemplo. A infecção é rara, e ocorre em apenas em 1 a 33 casos a cada um milhão de usuários de lente de contato em países desenvolvidos, aponta o CDC.

Enquanto está em isolamento, o jovem criou uma conta no TikTok, onde faz vídeos de conscientização sobre os perigos das lentes de contato, seja no sono ou enquanto toma banho. Atualmente, a conta de Mike Krumholz tem 28 mil seguidores e mais de 2 milhões de curtidas.