Timbaúva: como está a situação do antigo estádio de Porto Alegre?

O antigo estádio da Timbaúva segue com o futuro incerto. O espaço de 1,6 hectare, que inclui o campo de futebol e árvores, foi o local do antigo estádio do Grêmio Esportivo Força e Luz. O terreno foi adquirido pelo Grupo Zaffari em 2006, arrematado em leilão por R$ 9,6 milhões. Desde então, não foi finalizado nenhum tipo de projeto com o local.

O local está desativado, e até o momento há nenhum anúncio de empreendimento para o terreno por parte da prefeitura ou do grupo Zaffari. Ainda assim, o local continua tendo manutenções, sendo instaladas telas no campo que o dividem em quatro áreas menores. Porém, o espaço não está aberto ao público, e também não é permitida nenhuma produção fotográfica.

Estádio da Timbaúva é um estádio histórico de Porto Alegre

O estádio da Timbaúva foi inaugurado em 14 de abril de 1935, e chegou a ser conhecido por ter o melhor gramado da cidade. Um ano depois, chegou a ser o palco do primeiro jogo de futebol entre seleções gaúchas e cariocas no campeonato brasileiro. O estádio era chamado assim no passado devido á presença de uma árvore dessa espécie em seus arredores. O estádio, conhecido anteriormente como Forcinha, foi palco do futebol profissional e posteriormente de categorias inferiores.

Após o terreno ser adquirido pelo Grupo Zaffari, foi usado para disputas de jogos em confraternizações da empresa nos fins de semana. Refletores chegaram a ser instalados, e o local até recebeu Chico Buarque em uma partida noturna. Posteriormente, foi abandonado e fechado em definitivo.