Tesourinha: prefeitura divulga empresa que fará primeira etapa de revitalização do ginásio

Foi anunciado que a empresa Plano M. Construtora Ltda foi selecionada para realizar a reforma do Ginásio Municipal Osmar Fortes Barcellos, conhecido popularmente como Tesourinha. O anúncio foi feito nesta quarta-feira no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).

A obra, que terá investimento de R$ 1.962.366,42, pode começar já em 2023. A empresa fará a primeira parte da reforma, que focará na metade do trecho inferior do ginásio. As obras incluem troca de aberturas, reforma da parte elétrica e hidráulica, dos vestiários e da parte administrativa.

Segunda etapa das obras do Tesourinha é ainda maior

A segunda etapa das obras também está prevista para 2023, e foca na parte superior, na outra metade do trecho inferior do ginásio e na parte externa. Nessa etapa, os objetivos são trocar os telhados, cabines de televisão de rádio, posicionar pontos de acessibilidade como elevadores e rampas, além de iluminação de LED. Na parte externa, será reformada a pracinha e a iluminação.

O ginásio Tesourinha fez aniversário de 31 anos em 2022. Segundo a secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Débora Garcia, o local é um dos principais pontos de eventos em Porto Alegre, tendo recebido atrações artísticas e atividades comunitárias. A secretária também aponta para a importância do local como ponto de acolhimento para moradores de rua nos períodos de inverno.

Sobre a obra, o secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa, afirmou: “O Tesourinha é um imóvel próprio do município e sua revitalização é mais um componente da visão do governo de valorização do seu patrimônio. Com a finalização do processo licitatório, a empresa vencedora poderá assinar o contrato e iniciar as obras”.