Temporal destrói mais de 80 casas no interior de Santa Catarina

83 casas de Chapecó, em Santa Catarina, foram destelhadas pelo temporal que atingiu a região na noite desta segunda-feira (16), de acordo com a Defesa Civil. O vento chegou a 100 km/h e uma árvore caiu em cima de uma residência no bairro Engenho Braun. Ninguém foi ferido. Outras oito árvores estão sendo monitoradas por oferecerem riscos de cair em casas. Os moradores foram orientados a deixar os locais.

Uma escola no bairro Jardim Itália também foi destelhada. Nesta terça-feira (17), as aulas foram suspensas em, no mínimo, oito instituições de ensino. Além disso, o restaurante popular cancelou os atendimentos.

Em São Carlos, as rajadas de vento chegaram a 126 km/h, segundo a Epagri/Ciram. Também houve queda de granizo em municípios do Meio-Oeste catarinense.

Temporais devem continuar atingindo Santa Catarina nesta semana, alerta Defesa Civil

As fortes chuvas devem continuar afetando o Estado nesta terça-feira (17). Há risco moderado a alto para ocorrências associadas com queda de árvores, danos à rede elétrica, alagamentos, enxurradas, inundações graduais e deslizamentos.

“Na quarta-feira, 18, as instabilidades perdem força no leste do Estado, onde ainda haverá muita nebulosidade e deve ocorrer chuva fraca. Entre o Grande Oeste e parte do Alto Vale do Itajaí e dos planaltos, a atuação de sistemas de baixa pressão e a persistência do fluxo de ar quente e umidade do norte do País, continuam favorecendo a ocorrência de temporais isolados ao longo do dia”, alerta a defesa civil catarinense.

As chuvas têm afetado a vida dos catarinenses desde o começo de outubro. De acordo com o último relatório da Defesa Civil, ao menos 145 municípios registraram ocorrências relacionadas às chuvas, 125 estão em situação de emergência e Rio do Sul, no Alto Vale, decretou, na segunda-feira, estado de calamidade pública.

Ao menos 24 mil pessoas estão desabrigadas em 78 municípios de Santa Catarina.

Imagem: Divulgação / Defesa Civil