Temporal de granizo causa estragos em cidades do RS

Na madrugada desta quarta-feira (4), alguns municípios do Rio Grande do Sul foram atingidos por uma chuva de granizo acompanhada por raios. O fenômeno deixou estragos e pessoas desabrigadas no Estado.

Observatório Espacial Heller & Jung registrou vídeos que mostram raios caindo em todas as regiões do RS. Em Taquara, a descarga elétrica atingiu o sistema de luz da cidade. Confira imagem do momento:

Confira algumas das cidades do RS afetadas pela chuva de granizo nesta madrugada

Na cidade de Barros Cassal, na região do Alto da Serra do Botucaraí, a chuva de granizo atingiu, no mínimo, 5 mil moradores. A prefeitura orienta que a população procure apoio no ginásio esportivo Ivo Faller, onde pelo menos 10 famílias estavam abrigadas nesta manhã. As aulas na região foram suspensas.

Em São Nicolau, na Região das Missões, mais de 600 imóveis foram destruídos pelo gelo, de acordo com a coordenadora da Defesa Civil do município, Ana Paula da Rosa. Por volta das 9h, moradores estavam abrigados no salão paroquial da cidade. No local, as aulas também foram suspensas.

Já a prefeitura de Salvador das Missões informou que está distribuindo lonas para moradores atingidos. Os moradores que tiverem suas casas atingidas pelo granizo também foram orientados a analisar a quantidade de telhas danificadas e encaminhar as informações aos responsáveis pela Defesa Civil.

Em Tupanciretã, no centro do Estado, 22 chamados, feitos entre às 21h e 00h30, foram atendidos pela Defesa Civil entre A 21h às 00h30min. De acordo com a coordenadora, Vânia Vendruscolo Lopes, o bairro Marcial Terra foi o mais afetado.

Em Santiago, também na Região Central, mais de 150 casas foram danificadas, de acordo com o prefeito Tiago Gorski Lacerda.

Nesta quarta, o Rio Grande do Sul também deve registrar chuva, que será acompanhada por ventos entre 40 e 60 km/h). Há risco de queda de granizo.

Imagem: Prefeitura de São Nicolau / Divulgação