Tempo no RS deve mudar no fim de semana; veja previsão

A previsão para os próximos quatro dias no Rio Grande do Sul indica mudanças no tempo somente no fim de semana. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 30/2024, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Nesta sexta-feira, a ação de um Jato de Baixo Nível (JBN) e da Alta Subtropical do Atlântico Sul manterão o fluxo de umidade sobre o Estado. Pode ser observado um aumento de nebulosidade e a ocorrência de precipitações isoladas sobre a Região Sul. No entanto, essa possibilidade diminui à medida que o cavado se deslocar em direção ao sul do Oceano Atlântico até perder sua intensidade. Nas demais regiões, o tempo deve seguir estável, sendo caracterizado pela amplitude térmica no decorrer do dia.

Previsão para o fim de semana

No sábado, a intensidade do JBN diminuirá, reduzindo o transporte de umidade e ar quente da Amazônia. No entanto, o setor oeste da Alta Subtropical do Atlântico Sul manterá o fluxo de umidade oceânica sobre o Rio Grande do Sul, resultando em possíveis precipitações isoladas nas regiões do Planalto Central e da Serra Gaúcha. A maioria das regiões verá uma elevação gradativa das temperaturas a partir da manhã até a metade da tarde.

No domingo, o ingresso de uma frente fria vinda do Uruguai trará mudanças significativas no tempo sobre o Estado. Haverá precipitação de intensidade moderada, especialmente nas regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste. No decorrer do dia, haverá um declínio nas temperaturas em todas as regiões, com o avanço de um anticiclone migratório pela retaguarda da frente fria.

Previsão para a próxima semana

A segunda-feira trará um declínio das temperaturas, combinado com precipitações moderadas a fortes em diversas regiões, incluindo Sul, Metropolitana, Planalto Central, Região dos Vales, Serra Gaúcha e Litoral Norte. Esse cenário se deve ao avanço do anticiclone migratório, que transportará umidade oceânica do quadrante sudeste.

Tal configuração atmosférica pode criar condições para a ocorrência de precipitação invernal, como chuva congelada, grânulos de gelo ou até mesmo neve em pontos isolados e mais altos da Serra do Sudeste e Serra Gaúcha entre a madrugada de segunda para terça.

O boletim aponta que na terça-feira, o anticiclone migratório continuará se deslocando sobre o Rio Grande do Sul, estabilizando o tempo e provocando uma queda acentuada nas temperaturas durante a madrugada. Isto poderia resultar em geada matutina nas regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste devido à perda radiativa. Já na quarta-feira, o tempo deve seguir estável, com temperaturas mais amenas ao longo do dia por causa da amplitude térmica.