Tempo de deslocamento para o RS aumenta em 12 horas após bloqueios de rodovias no PR e SC

Desde novembro, chuvas intensas afetaram parte do Paraná e Santa Catarina e causam problemas a quem precisa se locomover pelas rodovias do Sul do Brasil. 

Conforme a Defesa Civil catarinense, o tempo para deslocamento entre os três estados do Sul teve um aumento de 12 horas, dependendo da localidade.

Um deslizamento de terra no quilômetro 669 da BR-376, ocorrido há oito dias, fez com que a via permanecesse com bloqueio total até o momento. De acordo com concessionária Arteris Autopista Litoral Sul, administradora do trecho, não há previsão de liberação da via. Duas pessoas morreram na queda da barreira. 

Além do tempo de trajeto, os custos para quem realiza o transporte de produtos também aumentaram. Segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no RS (Setcergs), o aumento do tempo também torna o transporte 30% mais caro. 

Com o bloqueio da BR-376,, muitos veículos se dirigiram para a travessia de ferry boat, na baía de Guaratuba, ocasionando restrições definidas pela concessionária Internacional Marítima, administradora da travessia. 

Também há bloqueios na BR-101, na região do Morro dos Cavalos, em Palhoça. No local, o trânsito se encontra em meia pista no sentido Sul. A Arterir informou, na terça-feira (6), que chegou a se formar uma fila de sete quilômetros em direção a Curitiba, e quatro quilômetros para Porto Alegre.

Duplicação da BR-116 faria a diferença no Sul 

Representantes da Setcergs reforçaram que a duplicação da BR-116 entre Santa Catarina e Caxias do Sul evitaria a dependência da BR-101.