Telegram divulga dados pessoais de alguns usuários; Você corre perigo?

Por decisão do Tribunal Superior de Delhi, na Índia, a respeito de um processo judicial movido por uma professora, o Telegram foi obrigado a compartilhar dados de administradores de canais acusados de violar direitos autorais.

Os dados entregues às autoridades indianas incluem nomes, números de telefone e endereços IP de administradores dos canais acusados. O objetivo é identificar os responsáveis pela suposta violação do conteúdo protegido por direitos autorais. Na ação, a professora Neetu Singh argumenta que o seu material educativo estava sendo pirateado.

Os distribuidores ilegais dos materiais estavam se aproveitando do “anonimato” oferecido pelo Telegram e, de acordo com a defesa, a divulgação dos dados faria o Telegram violar a sua política de privacidade e as leis de Cingapura, onde os seus servidores estão baseados.

Porém, os argumentos não foram aceitos. Para o Tribunal Superior de Delhi, os infratores não podem ficar impunes só porque o Telegram optou por operar seus servidores fora da Índia. No último dia 24, o juiz do caso confirmou o recebimento dos dados solicitados ao Telegram.