Técnico com mais jogos no Coritiba desde o início da SAF comandou equipe apenas 22 vezes

Depois da saída de Fábio Matias, o Coritiba se encaminha para contratar o quinto técnico desde a oficialização da SAF, em junho de 2023. Em apenas 13 meses, o Coxa teve quatro treinadores efetivos diferentes, além de James Freitas, que atuou como interino por quase um mês.

Ainda sem um nome confirmado, o clube tem pressa para encontrar o novo comandante e essa é a prioridade da diretoria de futebol neste momento. A próxima partida é contra a Chapecoense, neste sábado (27), no Couto Pereira. Diante desse cenário, a corrida contra o tempo é inevitável.

Coritiba e a rotatividade de técnicos

Desde que a Treecorp foi oficializada como dona da SAF, o time tem tido alta rotatividade no comando técnico. A média de permanência dos treinadores efetivos é de 104 dias, cerca de 3 meses e meio. O técnico mais longevo desse período foi Guto Ferreira, que ficou 159 dias no cargo.

Guto Ferreira, contratado no fim de 2023, comandou a equipe em 22 jogos, excluindo os 30 dias de férias dos atletas após o término do Brasileirão. O segundo técnico com maior duração foi Thiago Kosloski, que permaneceu no comando por 150 dias e também dirigiu o time em 22 partidas.

Ao longo desses 13 meses, os técnicos enfrentaram diversos desafios. Depois de Guto Ferreira e Thiago Kosloski, Antônio Carlos Zago ficou no clube por apenas 66 dias e comandou 11 jogos. Fábio Matias teve a menor duração, com apenas 41 dias e oito partidas. Neste ano, James Freitas atuou de forma interina em seis jogos.

  • Guto Ferreira: 159 dias, 22 jogos.
  • Thiago Kosloski: 150 dias, 22 jogos.
  • Antônio Carlos Zago: 66 dias, 11 jogos.
  • Fábio Matias: 41 dias, 8 jogos.

Nos próximos quatro jogos, o Coxa tem uma sequência contra times que, neste momento, estão da 10ª posição para baixo na tabela de classificação. Dessa forma, o Alviverde tenta se afastar do Z4. Atualmente, o time ocupa a 14ª posição com 20 pontos.

Além da instabilidade no comando técnico, o Coritiba também enfrenta mudanças na diretoria. O clube segue sem um CEO após a saída de Carlos Amodeo. Nesta semana, Paulo Autuori deixou a equipe após dois meses como diretor técnico.

O Coritiba também está em busca de reforços durante a janela de transferências. Nenhum novo jogador foi anunciado, mas há negociações avançadas com o atacante Eryc Castillo, do Vitória, e o atacante Júnior Brumado, do Midtjylland, da Dinamarca.