Surto de dengue preocupa cidade do Rio Grande do Sul

De acordo com a Comissão Municipal de Saúde, o número de casos confirmados de dengue em Porto Alegre subiu para 61, segundo um edital publicado em mensagem de texto nesta terça-feira (21). A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti e não é contagiosa de pessoa para pessoa.

Desde o início do ano, foram registradas 543 suspeitas, sendo 464 em moradores da capital. Dos 61 casos confirmados, 45 são anteriores, ou seja, foram diagnosticados em Porto Alegre. Outros 262 casos ainda estão sendo testados em laboratório e 130 já se recuperaram.

De acordo com o boletim epidemiológico, 40 das 46 áreas monitoradas pelo sistema da prefeitura apresentam um alto índice de infecção pela dengue, o que aumenta o risco de propagação da doença na cidade. 

A transmissão ocorre através da picada de um mosquito fêmea infectado pelo vírus, o qual é transmitido para outras pessoas quando o mosquito saudável pica alguém infectado. O diretor da DVS, Fernando Ritter, destaca a importância de combater a proliferação do mosquito transmissor para evitar a propagação da doença.

Sintomas da dengue

A dengue é uma doença viral que pode ser bastante grave, com sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, dores musculares e nas articulações, náusea, vômito e erupções cutâneas. Em casos graves, pode ocorrer sangramento e queda da pressão arterial, o que pode levar a complicações e até mesmo à morte.

É fundamental que as autoridades de saúde atuem de forma efetiva no controle do mosquito Aedes aegypti.

Imagem: Reprodução / Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe