Sistema Valores a Receber – Consulta Liberada (passo a passo)

Foram liberadas nesta segunda-feira (14), as consultas ao SVR (Sistema de Valores a Receber) do Banco Central. A primeira possibilidade de consulta aconteceu em janeiro, mas o sistema saiu do ar logo no dia seguinte, devido a grande procura.

Para evitar que isso aconteça, o Banco Central criou um novo site que promete ter a capacidade de atendimento ampliada, a fim de que pessoas físicas e jurídicas possam consultar os seus valores “esquecidos” tranquilamente e com segurança.

É estimado que haja cerca de R$8 bilhões esquecidos, que podem ser provenientes de conta-correntes ou poupanças encerradas com saldo disponível.

Como realizar a consulta?

  1. Entre no site oficial “Valores a Receber”;
  2. Selecione se a consulta será pelo CPF ou CNPJ;
  3. Serão solicitados o número do CPF ou CNPJ e a data de nascimento ou data de abertura da empresa;
  4. Pronto. A plataforma irá consultar os dados e informar se existem valores a serem resgatados.

Caso haja valores a receber, o indivíduo será direcionado para uma página na qual aparecerá a data e o período para consultar o valor exato.

A data de resgate do saldo é de acordo com o ano do nascimento (em caso de pessoa física) e data de abertura da empresa (pessoa jurídica).

Confira:

Ano de nascimento (pessoa física) ou de criação (empresa)Período de agendamento para consulta e resgate do valorData de repescagem (para quem perdeu a data agendada)
Antes de 19687 a 11/mar12/mar
Entre 1968 e 198314 a 18/mar19/mar
Após 198321 a 25/mar26/mar

O Banco Central pode ainda, após o acesso ao sistema, solicitar que o indivíduo indique uma forma de transferência do saldo a receber, como uma chave PIX. É importante estar atento para que os dados sejam digitados da forma correta.