Shopping do Zaffari em Porto Alegre ganha nova loja

O varejo de livros no Rio Grande do Sul encerrou o ano de 2023 com o mercado em alta, especialmente devido ao crescimento no número de novas lojas e a presença de grandes redes nacionais. Nesta expansão, destaque para a chegada da Livraria Leitura na região da Serra Gaúcha e o desembarque da Livraria Paisagem, maior distribuidora de livros importados do Brasil, em shopping do grupo Zaffari na capital.

Um ponto a ser observado é que esses novos negócios não se limitam à capital. Em Caxias do Sul, por exemplo, a Livraria Santos, de origem gaúcha, também inaugurou uma loja, elevando seu total para 17 pontos, incluindo uma unidade em Criciúma, Santa Catarina.

Livrarias diversificam opções para atrair público

Na busca por conquistar o público leitor, as lojas têm investido em suas estruturas. A Livraria Paisagem, por exemplo, está localizada no terceiro piso com sua maior operação no Rio Grande do Sul e tem uma área de venda de 170 metros quadrados. Seus clientes encontram espaço dedicado para crianças, sofás para leitura e estantes com cinco metros de altura para exibição dos livros. Afirma-se que o estabelecimento possui mais de 4 mil títulos disponíveis.

Existe um plano de expansão para 2024?

Olhando para o futuro, a Livraria Paisagem tem planos de expandir ainda mais sua atuação, com previsão de abrir novas lojas em 2024, inclusive em São Paulo, no Bourbon Shopping. Além disso, a marca faz parte do mix do Book Hall, no Bourbon Shopping Country, na capital gaúcha, um espaço que veio a substituir a Livraria Cultura.

Abrindo as portas na capital, o diretor da Livraria Paisagem, Aguimério Silva, ressalta a importância do momento para a consolidação da marca além reafirmar que o setor literário continua vivo e em plena expansão. Portanto, o mercado de livros no Rio Grande do Sul tem mostrado força e parece pronto para mais crescimento em 2024.