Shopping de Porto Alegre é interditado; Entenda o motivo

Um incêndio em um restaurante causou a interdição do Shopping Passo d’Areia na noite dessa terça-feira (6), em Porto Alegre. 

A fumaça do sinistro tomou conta de três andares do prédio, e cerca de 20 pessoas estavam no terceiro piso em uma escola de dança. Todos os ocupantes saíram a tempo e  ninguém se feriu. 

O restaurante fica situado no segundo andar do shopping e estava fechado no momento do ocorrido. O corpo de bombeiros interditou o lugar próximo ao cruzamento  das avenidas Assis Brasil e Carneiro da Fontoura, no bairro Passo d’Areia, zona Norte da Capital. 

Restaurante que pegou fogo em shopping de Porto Alegre estava irregular

Segundo Rafael Vieira Cabral, tenente do 1° Batalhão do Corpo de Bombeiros, o proprietário do prédio foi notificado pois a edificação não possui alvará de plano de prevenção e proteção contra incêndio (PPCI). “Para ter uma ideia, o restaurante podia ter dois botijões de gás de 13 quilos e tinha seis lá dentro,  enquanto deveria ter uma central de gás”, destacou.

Cabral reforça que a situação do estabelecimento é ilegal e o prédio foi interditado. “Devido ao risco que oferece aos empresários, aos trabalhadores e à população, neste momento o prédio está interditado. Para adentrar,  fazer as reformas e seguir com a vida comercial de todos terá que pedir autorização ao Corpo de Bombeiros ”, detalhou. 

A edificação é antiga e o proprietário estava aguardando orientação para regularização do local, como esclarece o capitão Rhomenig Oliveira, oficial supervisor do dia do Corpo de Bombeiros. “Ele é proprietário do local há 30 anos, contou que na década de 1970 era uma loja de vestidos de noivas que foi se adaptando com o tempo e virou um shopping”, apontou.