Setor de serviços possui retomada mais intensa da economia no Rio Grande do Sul

O setor econômico do Rio Grande do Sul segue com o movimento de retomada a todo vapor. No acumulado dos últimos nove meses do ano, os serviços de comércio mostram um crescimento acelerado em comparação com o mesmo período em 2022. 

Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas na última semana, a indústria também registra resultado positivo, porém com menos intensidade.

O maior espaço para recuperação de serviços após o período mais complicado da pandemia, assim como o efeito dos juros altos tiveram influência negativa nos setores até então. No entanto, diante dos sinais de desaceleração na expansão, a tendência é de que a atividade tenha uma acomodação nos próximos meses. 

A alta acumulada no setor de serviços é de 12,2% neste ano no Rio Grande do Sul. Com isso, o segmento mantém o maior avanço entre as três principais áreas da economia. 

Segundo o professor de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Adalmir Marquetti, o resultado obtido já era esperado uma vez que os serviços dependem diretamente da atuação de pessoas e a flexibilização dos protocolos tornou esta volta possível. “Os serviços foram muito afetados na pandemia. Isso foi observado em diversos segmentos, como hotéis e serviços para as famílias. Então, a gente tem essa recuperação ligada a esse fator”, detalha. 

Também neste ano, o comércio apresenta uma alta acumulada de 8%, segundo o levantamento do IBGE.