Serviços públicos terão equipe de fiscalização em Porto Alegre; Veja como vai funcionar

O objetivo é fazer rondas pela cidade em busca de demandas que necessitem de reparos.

A prefeitura de Porto Alegre terá equipes de fiscalização dos serviços públicos na cidade. As patrulhas vão supervisionar a poda de árvores, o corte de grama, as condições do asfalto e da iluminação pública, além da manutenção de praças.

O objetivo é fazer rondas em busca de demandas que necessitem de reparos. A quantidade de informações que chegam pelo telefone e aplicativo do sistema 156 será ampliada. Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), muitas vezes os pedidos de serviços chegam sem foto ou com endereço errado.

O grupo será composto por 16 profissionais das áreas da engenharia civil, engenharia florestal, engenharia agronômica, arquitetura, biologia, além de técnicos agrícolas, técnicos em estradas, edificações e eletrotécnico. Os técnicos vão supervisionar o desempenho das empresas terceirizadas e reportar a situações para os servidores da prefeitura.

A empresa vencedora da licitação foi a DW Engenharia, que contratou as equipes. Ela ainda fornecerá os carros que serão utilizados nas rondas. O contrato tem validade de um ano, podendo ser renovado por no máximo cinco anos.

A contratação dos profissionais está sendo feita por etapas. Dez pessoas já estão em treinamento para entender como funcionam as demandas do sistema 156 e dos softwares de gestão da secretaria.

“Os novos fiscalizadores irão atuar para garantir o cumprimento dos contratos com as empresas terceirizadas e para qualificar as informações de demandas, o que é fundamental para agilizar vistorias e, assim, dar mais celeridade à execução de serviços” – explica Marcos Felipi, secretário municipal de Serviços Urbanos.