Serial killer: conheça a história do homem que matou nove meninos no RS 20 anos atrás

Mais de 12 crianças foram mortas por uma serial killer em Lagoa Vermelha, no Norte do Rio Grande do Sul. O primeiro corpo de uma das vítimas do assassino foi encontrado há 20 anos. Conheça abaixo a história do homem que matou nove meninos no RS há duas décadas.

O paranaense Adriano Vicente da Silva, que está atualmente com 46 anos, confessou crimes realizados até janeiro de 2004 ao ser preso no município de Maximiliano de Almeida, na divisa com Santa Catarina. 

Em agosto de 2002, um morador de Lagoa Vermelha ligou para a polícia após encontrar o corpo de um menino em um matagal às margens de um riacho. A criança era Éderson Leite, de 12 anos, desaparecido desde 16 de agosto de 2002. O menino foi a primeira de 12 vítimas do serial killer.

Segundo a investigação, o serial killer atraía as vítimas com alguma promessa como comprar algo que eles vendiam. Logo após, Adriano os levava para algum lugar afastado e isolado e aplicava um golpe de artes marciais para deixar os meninos desacordados e então os asfixiava. Em alguns dos casos o criminoso também abusava sexualmente dos garotos, fato comprovado por análise de material genético do assassino nos corpos encontrados.

Quando Adriano foi preso, confessou a responsabilidade por todos os homicídios, porém voltou a negar alguns posteriormente. Ele foi julgado em 2011 por nove assassinatos ocorridos em Lagoa Vermelha, Passo Fundo, Sananduva e Soledade, além de um latrocínio no Paraná. A pena para todos os crimes que o condenaram foi de 264. 

Segundo o promotor Fabiano Dallazen, ex-procurador-geral de Justiça que atuou na acusação de um dos casos ocorridos em Passo Fundo, Adriano usava o nome do irmão já que possuía uma condenação no Paraná. Este fato levou à soltura do criminoso por falta de provas em alguma prisão antes da condenação definitiva.

Serial killer condenado por 9 assassinatos está preso e pode ser solto no Rio Grande do Sul 

Atualmente, o criminoso condenado por nove mortes de meninos está preso na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). 

Na época dos julgamentos, o prazo total para cumprimento do regime era de 30 anos, por isso em 2034 Adriano Vicente da Silva pode ser solto, questão que deve ser discutida entre as autoridades.