Semana de trabalho pode passar a ter apenas 4 dias? Entenda prática adotada por empresas

Uma boa parte das empresas brasileiras está testando uma nova carga horária que permite uma semana de trabalho de quatro dias. O novo modelo é focado na qualidade de vida dos trabalhadores, sem redução de salário. 

Com a ampliação do tempo de descanso dos trabalhadores, a carga horária semanal é reduzida para 32 horas e já conta com um alto índice de aprovação das empresas que estão realizando os testes. 

Segundo uma pesquisa realizada pela plataforma de recrutamento Indeed feita com 858 pessoas, 74% dos profissionais brasileiros acham que a redução da carga horária semanal torna os trabalhadores mais produtivos. 

Os entrevistados também citaram uma possível melhora na saúde mental de quem trabalha com essa redução de horário devido ao maior tempo para descanso. 

Estudo sobre os resultados da jornada de trabalho de 4 dias

Outro estudo está sendo feito com trabalhadores nos EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Irlanda e Reino Unido. Nesta pesquisa, 3.300 funcionários de 70 empresas trabalham quatro dias por semana entre os meses de junho e dezembro deste ano.

É importante ressaltar que nenhum profissional que passa pelo teste da carga horária menor tem seu salário reduzido. 

Girling Jones, diretor da Simon Girling que integra o estudo, afirma que para que o experimento dê certo, o profissional deve manter 100% da produtividade. “Oferecemos uma jornada de 32 horas sem redução salarial com duas condições: a produtividade e a qualidade no atendimento ao cliente tinham de permanecer as mesmas”, comentou. 

Pesquisadores de diversas universidades devem analisar os dados obtidos no estudo. 

Na empresa de Jones, onde a jornada semanal de quatro dias foi implementada em janeiro, foi registrado um aumento de 21% nas vendas do primeiro trimestre do ano em comparação com o ano anterior.