Secretaria de Estado da Cultura investe R$ 12 milhões no setor audiovisual gaúcho

Nesta segunda-feira (17), a Secretaria do Estado da Cultura (Sedac) anunciou o investimento de R$ 12 milhões no setor de audiovisual gaúcho.

O resultado final do edital FAC Filma Rio Grande do Sul foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). Assim, dos 352 inscritos, foram contemplados 70 projetos culturais para o desenvolvimento, a produção e a finalização de obras audiovisuais, inclusive jogos eletrônicos. Além disso, 50% das vagas foram destinadas a proponentes do interior. 

No total, era sete critérios de avaliação, que totalizam 100 pontos. Na categoria ‘Ações Afirmativas’, 20 pontos foram previstos para projetos que contemplassem o ‘Protagonismo no desenvolvimento do projeto (roteiro, produção e direção) de pessoas com deficiência, transexuais/travestis, negros, ciganos, quilombolas, indígenas e mulheres’.

Conforme o diretor do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), Zeca Brito, por conta da transformação de políticas afirmativas em pontuação, o resultado final do edital FAC Filma Rio Grande do Sul é inédito no Brasil. “Isso resultará no primeiro longa dirigido por pessoa com deficiência do Estado e no primeiro curta dirigido por uma pessoa trans com financiamento estadual, além de inúmeros projetos com realizadores indígenas, quilombolas e pessoas pretas”, comenta.