Se a água é transparente, por que o mar é azul? Entenda

Sempre fomos ensinados que a cor azul do mar é como um reflexo do céu. Mesmo em dias nublados, os tons turquesas persistem, durante o pôr do sol, o mar reflete as cores das nuvens, mas o céu azul não reflete as cores, mas a explicação para isso é simples.

O sol emite uma ampla gama de energia eletromagnética, mas só podemos ver a luz visível. Outros tipos de radiação, como a ultravioleta, são invisíveis para nós, mas têm efeitos conhecidos, como problemas de pele. A luz branca é composta por todas as cores visíveis e o que vemos ao redor são objetos que refletem a luz do sol ou de fontes artificiais. A composição de cada material determina quais cores são absorvidas ou refletidas.

A influência da luz na cor da água

A cor do mar é influenciada pela interação da luz com a água, agindo como um filtro que revela certas cores e esconde outras. No entanto, essa filtragem só ocorre em águas relativamente limpas. Quando há altas concentrações de lama, algas ou impurezas, a dispersão da luz é alterada e o azul desaparece. O mar apresenta uma tonalidade azul devido à absorção das cores vermelha, laranja e amarela (comprimentos de onda longos) pela água, enquanto os tons azuis (comprimentos de onda curtos) são refletidos e se tornam visíveis.

Apesar disso, a maioria dos mares e oceanos é predominantemente escuro. A luz tem dificuldade em alcançar profundidades superiores a 200 metros, e abaixo dos 900 metros existe um abismo de escuridão ainda pouco explorado.

A água, por sua natureza, é transparente. Quando despejada em um copo, não apresenta uma coloração azul. A cor azul do mar surge quando há uma grande massa de água, permitindo que os raios solares se espalhem de forma eficaz. Mesmo em piscinas, a cor azul não é proveniente da água em si, mas sim dos azulejos presentes em suas paredes e no fundo.

Nas praias de areia branca, a água é transparente nas áreas próximas à costa e o tom azul se intensifica à medida que a profundidade aumenta e há uma maior concentração de água. As cores do mar sofrem alterações ao longo do dia. As tonalidades turquesas mais impressionantes são observadas durante as horas centrais do dia, quando os raios solares incidem perpendicularmente. Além disso, o tipo de leito marinho e a profundidade também influenciam na coloração. Fundos de areia branca proporcionam tons de azul mais espetaculares, enquanto fundos marinhos e/ou rochosos podem apresentar tons mais escuros, chegando até ao preto.

Imagem: Satit Sewtiw/Shutterstock