SC fica em primeiro em ranking do SERASA; entenda

Um levantamento da Serasa lançado nesta terça-feira (24) aponta que os catarinenses devem menos que a maioria dos brasileiros, seja em contas básicas ou cartões. Os dados são do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas, com dados de setembro de 2023.

Ainda de acordo com o levantamento, o número de inadimplentes catarinenses somam 2,1 milhões em setembro, as dívidas totais chegam a R$ 15,2 bilhões. Ou seja, em média, os catarinenses devem R$ 7 mil.

Veja mais informações sobre o levantamento de dívidas da população de Santa Catarina!

Número de inadimplentes subiu em setembro

No cenário atual, o número de inadimplentes teve uma leve alta em setembro. De acordo com informações dadas pela Serasa, de 71,7 milhões de devedores em agosto, em setembro, esse número atingiu 71,8 milhões, representando uma variação de 0,12%.

Vale ressaltar que mais da metade das dívidas são de mulheres, sendo 50,4%. As faixas etárias mais atingidas são entre 41 e 60 anos (34,9%) e de 26 a 40 anos de idade (32,5%).

Por outro lado, as contas com bancos e cartão de crédito tiveram uma queda de 0,31% entre agosto e setembro no Brasil, passando de 29,2% das pendências financeiras no Brasil para 28,9%, sendo o menor volume do ano, que já chegou a 31,9% em maio. O levantamento também registrou queda de 0,64% no setor das contas básicas de água, luz e gás, que passou de 24,4% para 23,8%

Com isso, o mapa mostra que as dívidas em cartão de crédito também tiveram uma queda significativa entre os moradores de Santa Catarina.

Foto: Reprodução/Procave