Saque aniversário do FGTS liberado para novo grupo hoje

A partir de hoje, 1°, os aniversariantes do mês de fevereiro poderão realizar o saque aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). 

A modalidade do saque aniversário do FGTS foi criada em 2019 e permite a retirada de parte do saldo contido em qualquer conta ativa ou inativa do fundo de garantia a cada ano, no mês de aniversário do trabalhador.

É possível sacar até 50% do valor total que consta do saldo. Ao aderir a este modelo, porém, o cidadão não poderá futuramente realizar o saque rescisão mesmo em caso de demissão sem justa causa.

Mesmo assim, o trabalhador ainda terá direito a multa rescisória de 40% sobre o valor depositado pelo empregador em sua conta do FGTS.

Como solicitar

Se você é aniversariante do mês de fevereiro e deseja retirar o seu saque aniversário, é necessário formalizar o pedido no aplicativo oficial do FGTS e aguardar a confirmação. Serão solicitados dados de uma conta bancária ativa onde eventualmente será depositado o valor ao longo do mês.

Uma vez solicitado, o saque aniversário tem um prazo de vigência de dois anos, período no qual não existe a possibilidade de trocar o modelo de saque.

O saldo fica disponível para movimentação por dois meses após o mês de nascimento do trabalhador. Quem nasceu em fevereiro, por exemplo, poderá sacar até o último dia de abril (30). 

A modalidade tem grande taxa de adesão. De acordo com a Caixa Econômica Federal, 9,8 milhões de trabalhadores realizaram o saque nos seus respectivos meses de aniversário no ano passado.