Santander cancela patrocínio da La Liga após atos racistas contra Vinicius Jr.

Na tarde desta terça-feira (23), o Santander revelou ao movimento sindical bancário do Brasil, que cancelou o patrocínio da LaLiga, a primeira divisão de futebol profissional entre clubes da Espanha, após caso de racismo contra Vinicius Jr..

Tal decisão foi tomada após a empresa ser pressionada devido ao racismo sofrido pelo atleta no último domingo (20), quando torcedores começaram a chamar o jogador de “macaco” durante a partida Valencia x Real Madrid.

Movimento sindical bancário parabeniza Santander pela atitude

Na segunda-feira (22), o movimento sindical bancário já havia enviado à direção brasileira do banco espanhol uma carta de repúdio criticando o silêncio do Santander diante do episódio racista de domingo.

“Parabenizamos a atitude do Santander de encaminhar o encerramento do patrocínio da LaLiga, que tinha desde 2016. A atitude do banco mostra que não será tolerável em nenhum espaço ou tipo de negócio qualquer tipo de preconceito”, afirmou Luiz Cassemiro, secretário-executivo do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região. “Esperamos que as autoridades da Espanha identifiquem os envolvidos no episódio de racismo envolvendo Vinícius Júnior e puna-os ao regime da lei”, complementou o dirigente.

A coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados do Santander e diretora executiva do Sindicato dos bancários de São Paulo, Osasco e Região, Lucimara Malaquias, aprovou a decisão de cancelar o patrocínio da LaLiga, mas pontuou que “é importante que o banco siga se posicionando contrariamente a todas as formas de discriminação e de preconceitos, dentro e fora do banco, e intensifique a promoção da responsabilidade social e o seu papel como agente multiplicador nesta luta.”

A Puma, que também patrocina a La Liga, se posicionou. “Na PUMA, não toleramos racismo e condenamos qualquer forma de discriminação. Nos solidarizamos com Vinícius Júnior e toda a comunidade do futebol ao condenar os eventos de ontem [domingo]”, diz a nota da empresa.

As demais empresas patrocinadoras ainda não se posicionaram.