Santa Catarina tem mais de 800 mil eleitores que não poderão votar neste ano

Com a proximidade das eleições, muitos eleitores em Santa Catarina se mobilizaram para regularizar a situação de seu título eleitoral. Apesar do esforço coletivo, mais de 820 mil catarinenses não conseguiram concluir o processo até o prazo final em 8 de maio. Essa situação impossibilita esses indivíduos de participarem do próximo pleito eleitoral, marcado para 6 de outubro, onde serão escolhidos prefeitos, vices e vereadores em todo o Estado.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) revelou que atualmente existem 5.625.466 eleitores aptos para votar nas eleições deste ano. No entanto, a mesma fonte destaca que 746.426 títulos estão cancelados e outros 74.173 estão suspensos, categorizando estes eleitores como inaptos para votar.

Por que alguns títulos são cancelados ou suspensos?

De acordo com o TSE, o cancelamento do título pode ocorrer por motivos como falecimento, não votar em três eleições consecutivas sem justificar a ausência, ou não participar de uma convocação para revisão do eleitorado na localidade onde se vota. A suspensão do título acontece em situações como serviço militar obrigatório, condenações criminais ou administrativas definitivas.

Além de não poder votar, o eleitor com título cancelado ou suspenso pode ter dificuldades para realizar atividades que requerem essa documentação em dia, como emissão de passaportes ou inscrição em concursos públicos. A partir de 5 de novembro, após as eleições, é possível procurar o TRE/SC para iniciar o processo de regularização.