Santa Catarina tem grande motivo para comemorar entre os estados do Sul

Santa Catarina parece ter encontrado uma fórmula de sucesso no combate ao analfabetismo, alcançando a menor taxa de analfabetismo entre os estados do Sul do Brasil. Os dados mais recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), trazem revelações impressionantes.

O estudo, publicado na sexta-feira (22), mostra um panorama otimista, onde Santa Catarina se destaca, não apenas como líder na região Sul, mas também em posição de destaque nacional. Apenas 2% da população catarinense com 15 anos ou mais é incapaz de ler ou escrever, colocando o estado como o terceiro menor índice de analfabetismo do país.

Estudo revela redução na taxa de analfabetismo em Santa Catarina

Estes números não somente destacam Santa Catarina em uma posição invejável no combate à alfabetização, mas também apontam para uma tendência positiva na redução da taxa de analfabetismo em todo o Brasil. Em comparação com 2022, houve uma redução significativa de 0,3 ponto percentual na taxa nacional, indicando um progresso contínuo.

Ao analisar a questão do analfabetismo sob a perspectiva da idade, torna-se evidente que os desafios aumentam com o avançar da idade. Em 2023, constatou-se que a taxa de analfabetismo entre os cidadãos brasileiros com 60 anos ou mais atingiu 15,4%, um dado que reflete a complexidade da erradicação do analfabetismo entre as gerações mais velhas.