Santa Catarina se torna líder em ranking nacional

O estado de Santa Catarina se tornou o líder no ranking nacional de produção de maçãs. No ano de 2021, a região catarinense registrou uma produção superior a 600 mil toneladas por ano, com cerca de 3 mil produtores em toda a região.

A informação foi divulgada pelo governo do estado, conforme dados do Centro de Socioeconomia e Planejamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/Cepa). Confira abaixo mais informações sobre o ranking.

Tecnologia traz aumento da produção de maçãs em Santa Catarina

De acordo com o governo do estado, o aumento da produção de maçãs em Santa Catarina está associado com o investimento em novas tecnologias nos setores de produção, desde o cultivo até o processamento. Os produtores tem usado drones para polinização, sistema de irrigação eletrônica, mecanização da podagem e tratores controlados via tablet.

Segundo o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Marcos Botton, o setor das maças precisa estar em constante reinvenção, pois trata-se de um processo de alto custo.

“O setor de maçã é um dos setores de maior tecnologia que temos no Brasil. Não é para amadores, porque a implantação de um pomar tem custo elevado. Todo o setor produtivo precisa estar se reinventando”, afirma o pesquisador.

De acordo com os dados da Epagri, há seis principais cidades em Sanmta Catarina que concentram a maior parte da produção de maças, sendo quatro localizadas na serra. São elas: São Joaquim, com 2072 produtores, Bom Jardim da Serra (360), Urupema (130), Urubici (95), Fraiburgo (43) e Caçador (30).

Atrás apenas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina é o segundo estado com maior área cultivada de maças. No entanto, apesar do menor número de hectares produtivos, SC fica na frente no quesito de produtividade.

Imagem: Reprodução / Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina