Santa Catarina registrou chuva em 8 a cada 10 dias em 2023

Neste ano, Santa Catarina foi um alvo frequente das chuvas intensas que atingiram a região Sul do Brasil. Casas foram destruídas pelos alagamentos, estabelecimentos tiveram que fechar suas portas e muitas pessoas morreram. De acordo com dados da Epagri / Ciram, o Estado registrou chuva em 8 a cada 10 dias em 2023. Ou seja, SC não registrou chuva somente em 48 dias.

Até esta terça-feira (28), o Estado teve 284 dias com chuva. Entre os municípios, Praia Grande é o que registrou o maior acúmulo de chuva em um único dia. Em 16 de junho, choveu 254,8 milímetros, de acordo com a Epagri. A estimativa é de que 60% da cidade tenha sido afetada.

O que causou as chuvas em Santa Catarina em 2023?

De acordo com o meteorologista da Epagri, Marcelo Martins, além das características comuns das estações, o El Niño também é um dos responsáveis pelo aumento de dias chuvosos no Estado.

“É uma queda [da chuva] muito grande na época do outono e inverno, e sobe na primavera e no verão. Ou seja, chove muito nessas duas estações. Alguns outros anos, como teve o efeito do La Niña, choveu pouco e, por isso, dá essa impressão”, explicou.

“Só que neste ano temos o incremento do El Niño que além de provocar bastante chuva e calor no Sul do Brasil, também tem uma intensidade moderada e forte. Isso faz com que tenha mais chuvas do que a normalidade”, completou o especialista.

Deve continuar chovendo em dezembro

As chuvas não devem dar uma trégua à Santa Catarina tão cedo. De acordo com a previsão da Epagri/Ciram, deve continuar chovendo até, no mínimo, dezembro.

Nesta semana, por exemplo, os catarinenses ficarão livres da chuva somente na sexta-feira (1). O Sol deve aparecer com algumas nuvens em todo o Estado.

Porém, a chuva volta no sábado (2), devido à aproximação de uma frente fria, com risco de temporais localizados.