Santa Catarina perde um dos maiores nomes do carnaval do estado

A rainha do carnaval de Florianópolis de 2012, Renata Rosângela Oliveira, morreu na noite desta quarta-feira (13), aos 38 anos, na Austrália. É o que diz a escola de samba Copa Lord.

Com 38 anos, Renata tinha sido diagnosticada com câncer no colo do útero e estava passando por um tratamento intenso desde o final do ano passado.

Em nota, a prefeitura da capital de Santa Catarina lamenta a perda e destaca a importância que Renata teve no carnaval do estado, como “símbolo do carnaval na cidade”. A Copa Lord também se manifestou lamentando a perda.

Renata já atuou na corte do carnaval da capital como cidadã-samba, princesa e rainha da bateria. Segundo a presidência da agremiação, a rainha do carnaval morava na Austrália, porém, esteve em Santa Catarina no carnaval de 2023, desfilando pela escola de samba.

Campanha para o tratamento de câncer

Em maio deste ano, os amigos e familiares de Renata realizaram uma campanha para arrecadar dinheiro e ajudar no tratamento contra o câncer. Segundo os membros da escola de samba e seus familiares, a doença foi descoberta em dezembro de 2022.

Não há informações sobre a cerimônia de despedida da rainha do samba de Santa Catarina.

Confira parte da nota publicada pela escola de samba Copa Lord: 

Sua ausência deixará uma lacuna irremediável em nossos desfiles, onde já atuou na corte como cidadã-samba, princesa, rainha de bateria, já foi passista e também rainha do Carnaval de Florianópolis representando a escola. Mas sua memória viverá para sempre nos nossos corações e em cada passo dado pela nossa bateria. Lembraremos de sua energia contagiante, de sua alegria contínua e do amor que ela transmitia a todos.

Estendemos nossos mais sinceros pêsames a todos que tiveram o privilégio de conhecer e conviver com nossa amada Rainha. Que encontrem conforto na lembrança dos momentos felizes que compartilharam juntos e na certeza de que seu legado permanecerá vivo”.

Foto: André Ávila / Agencia RBS