SAMU: ligações incorretas representam a maior parte dos chamados; Números assustam

Capital registrou 17,3 mil ligações durante o mês de julho.

Durante o mês de julho, segundo a prefeitura, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Porto Alegre recebeu 17.335 ligações. Do total de chamados, 44% resultaram em atendimento, enquanto 56% foram incorretos.

Entre essas ligações, estão chamados por engano, fora do contexto de urgência e emergência em saúde, interrompidas, repetidas, trotes e fora da área de abrangência.

Muitas vezes, conforme a enfermeira coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Samu, Ana Carolina Stein, as pessoas ligam para o 192 procurando outros serviços, como Bombeiros (193) e Brigada Militar (190).

“Ao entrar em contato com o serviço, é importante saber que o Samu atende situações de risco de vida”, diz.

No mês anterior, apenas 34% haviam resultado em atendimento médico de urgência, quando foram registradas 14,8 mil ligações.

Além do telefone 192, é possível acionar o serviço pelo aplicativo Chamar 192, disponível nos sistemas Android ou IOS.

Como utilizar o Samu de forma correta:

  • Confirme se outra pessoa já não realizou o chamado para o 192
  • Diga ao telefonista o endereço completo, indicando pontos de referência (escolas, cruzamentos, supermercados, igrejas, etc.)
  • Não desligue a ligação. Você falará com um médico em seguida
  • Diga seu nome e o que está vendo. Responda com calma às perguntas do médico
  • Em caso de acidente de trânsito, indique quantas vítimas há no local e se existe alguém preso no interior do veículo. Siga as orientações do médico enquanto aguarda a chegada do socorro
  • Peça para outra pessoa sinalizar para a ambulância quando o veículo estiver chegando ao local
  • Qualquer nova informação, ligue novamente para o 192 e relate as mudanças ocorridas