Rua de Santa Catarina pode ir para o livro dos recordes

A cidade de São Joaquim, localizada na Serra Catarinense, tem planos de desenvolver um impressionante complexo turístico que terá destaque internacional e possivelmente entrará para o Guinness, o Livro dos Recordes. Com informações da coluna Nossa da Uol, uma das principais atrações será a criação da rua mais sinuosa do mundo, com um total de 10 curvas, conforme anunciado pela prefeitura local.

O projeto incluirá uma escadaria para pedestres e veículos descerem ao longo da rua sinuosa, proporcionando uma experiência única aos visitantes. Além disso, o complexo contará com diversas áreas de descanso, como um monumento “Eu amo São Joaquim”, um balanço infinito, um pergolado e até mesmo uma fonte com espaço para tirar fotos. O prefeito Giovani Nunes acredita que essa rua sinuosa será um marco importante para impulsionar o turismo em São Joaquim.

O Complexo Turístico da Rua Sinuosa: Um Novo Atrativo em São Joaquim

Além das já divulgadas áreas encantadoras para fotos, o Complexo Turístico da Rua Sinuosa terá muito mais a oferecer. Um mirante panorâmico, atrações paisagísticas e espaços para pedestres estão entre as novidades. Porém, a grande peculiaridade da fonte do complexo será o fato de que ela congelará durante o rigoroso inverno da região.

As atrações estarão localizadas na antiga escadaria e mirante Belvedere, uma extensa área verde que proporciona uma vista deslumbrante da cidade devido à sua elevação. Atualmente, o local é frequentado por ecoturistas que exploram as trilhas da região. O acesso ao complexo será livre e gratuito.

A licitação para a realização do projeto foi conduzida hoje, 1º de junho, às 9h30, no segundo andar da Prefeitura de São Joaquim. Há uma expectativa otimista de que, desta vez, a rua sinuosa saia do papel, uma vez que as duas licitações anteriores, realizadas em 2022, resultaram em “propostas desertas” por parte das empresas interessadas em executar o projeto, conforme informou a Secretaria de Comunicação do município.

Apesar do revés, o estado de Santa Catarina retirou os recursos destinados à obra no início de 2023. As autoridades municipais mantêm sua confiança na capacidade turística do projeto.

A prefeitura decidiu realizar um novo lançamento do edital, tendo feito ajustes nos valores e revelado que irá utilizar recursos provenientes do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e Saneamento), que são de origem própria. O montante total investido está estimado em cerca de R$ 3,75 milhões.

“Vamos ter realmente um equipamento turístico para as pessoas passarem e aproveitarem cada vez mais a cidade. Sabemos que temos várias belezas naturais, mas nada como ter um atrativo desse porte. Agora, com essa envergadura e com essa grande mídia, vamos entrar para o Guinness Book, o Livro dos Recordes como a rua mais sinuosa do mundo, que vai deixar de ser na Califórnia e passará a ser em São Joaquim.”, vislumbra Giovani Nunes. 

Imagem: Divulgação/Prefeitura de São Joaquim