RS terá 10 empreendimentos no Expo Favela; quem são eles?

Neste sábado (2), dez empreendimentos com origem em comunidades do Rio Grande do Sul foram escolhidos para representar o Estado na edição nacional da Expo Favela, uma feira de negócios que conta com empreendedores e startups da favela. O evento deve acontecer no final deste ano, em São Paulo.

92 empreendedores foram selecionados após avaliação feita pela Comissão Nacional da Escola de Negócios. Entre eles, estão os gaúchos Blaxp, Atelier Design Clau Estampas, Marfin Odontologia, Produtos Perla Santos, Agência Compromisso, Lobóticos, Gabi Valente Soluções, Mariri, Persépolis Escola Livre e Kilombinho de Verão.

De acordo com o governo do Rio Grande do Sul, todos os escolhidos receberam condições de participar do evento com a disponibilização de um estande e de mentorias, entre outros benefícios.

A seguir, confira detalhes sobre os empreendimentos selecionados.

Empreendimentos do RS selecionados para a Expo Favela

Agência Compromisso (@agenciacompromisso)

A Agência Compromisso, que funciona em Porto Alegre desde 2019, é um negócio de impacto social, que tem como objetivo capacitar incentivar narrativas e talentos da periferia.

Localização: Bairro Bom Jesus, zona leste de Porto Alegre/RS.

Blaxp (@goblaxp)

Startup responsável por criar cursos e experiências de aprendizagem on-line, com especialistas negros.

Clau Estampas (@clauestampas)

Atelier de design que trabalha com estampas afro-indígenas e consultoria sustentável para marcas infantis e outros segmentos.

Gabi Valente Soluções (@gabivalentesolucoes)

Diarista que tem o objetivo de capacitar outras diaristas com seu curso, as ajudando a enxergar sua competência profissional.

Kilombinho de Verão

Projeto idealizado por mães negras no Sul do país, que tem como objetivo reunir crianças durante as férias escolares para ensiná-las sobre as questões étnico raciais e antirracistas.

Lobóticos (@loboticos_)

Equipe de alunos da robótica educacional da EMEF Heitor Villa Lobos na Vila Mapa que criou um parque infantil tecnológico impulsionado por energias renováveis, ao identificar os problemas em sua comunidade.

Marfin Odontologia

Auxilia dentistas recém-formados, em sua maioria negros, com uma abordagem afrocentrada.

Mariri (@mariritavares)

Mariri deu início ao projeto EcoEsculturas em 2020, usando materiais reutilizados para criar arte que aborda questões sociais, culturais e ambientais.

Persépolis Escola Livre (@persepolisescola)

Laboratório e hub, que possui sua startup de impacto socioambiental: Quebrada Conserta, e oferece cursos em tecnologias para logística reversa de lixo eletrônico.

Produtos Perla Santos (@produtos_perla_santos)

Professora, Perla desenvolveu jogos e materiais que contam a história da nobreza negra, promovendo a diversidade cultural e educando de forma inclusiva.

Com informações do governo do RS.

Imagem: Expo Favela/Divulgação