RS tem problemas na internet por ataques DDoS; saiba mais

De acordo com dados da Associação dos Provedores de Internet (InternetSul), milhares de provedores de Internet no Brasil estão sendo vítimas de ataques DDoS, o que tem gerado instabilidade nos serviços em todo o país, principalmente na região Sul, onde diversas empresas tem sido prejudicadas.

No Rio Grande do Sul, vários usuários ficaram mais de duas horas sem sinal e que outros, ficaram com o sinal instável. Segundo o presidente da Associaçãon Alexandro Scuck. “ambas as situações geram muitos transtornos para os usuários, clientes dos provedores, trazendo insatisfação, já que sem Internet, as atividades de muitas empresas param”, explica.

O presidente ainda afirmou que os provedores estão trabalhando desde o “primeiro sinal de ataque, de forma contínua e sem parada, junto a suas equipes e ferramentas de mitigação de problemas gerados pelo DDoS, visando a restabelecer as conexões o mais rápido possível”.

Grupo declara guerra contra Israel e prejudica Internet do Brasil e outros países

As instabilidades tiveram início após o grupo de cyber ativistas IRoX Team, que declarou uma guerra cibernética contra Israel e seus apoiadores, divulgar datas para ataques cibernéticos globais. No Brasil, os ataques foram marcados para 20 de outubro, e desde então, os provedores do Brasil têm enfrentado dificuldades.

Os ataques são uma forma de perturbar a presença online e as ações de países e organizações que o IRoX acredita ter algum tipo de ligação com Israel.

A InternetSul orienta que em casos de ataque, os provedores registrem Boletim de Ocorrência, informando data de início do ataque, base de usuários e os prejuízos causados; informar a Associação sobre o ataque; informar os usuários sobre a situação, o que está sendo feito para ela ser resolvida e quando os serviços irão retornar; recorrer às ferramentas de mitigação de risco DDoS, além de buscar ações conjuntas junto aos fornecedores de ferramentas de mitigação de riscos DDoS.

Imagem: Vecstock/freepik.com

As informações são do Teletime.