RS, SC e PR são DESTAQUES econômicos no Brasil; veja o ranking

O Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná foram considerados como estados destaque em economia no país. De acordo com dados do Banco Central do Brasil, foi definido um ranking que revela quais os 13 estados com melhor atividade econômica.

A lista foi elaborada com base no Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR). Para definir o IBCR, são levados em consideração diferentes critérios, como dados mensais de atividade de serviços, de varejo, produção agropecuária, industrial, entre outros. Confira abaixo mais informações sobre o ranking.

Ranking coloca estados do Sul como destaque em atividade econômica

O principal critério para avaliar a economia de um país é o Produto Interno Bruto (PIB), divulgado anualmente pelo IBGE. No entanto, o PIB referente ao 1º trimestre de 2023 será divulgado apenas nesta quinta-feira (1). Além disso, também não são divulgados os números individuais do PIB de cada estado. Por este motivo, é preciso usar outros critérios para avaliar a conjuntura econômica de um estado, sendo um deles o IBCR.

De acordo com o índice, o Sul foi a região que mais apresentou crescimento econômico no primeiro trimestre de 2023. A região teve um aumento positivo de 9,1%. Em segundo lugar, ficou o Centro-Oeste, com 7,2%, seguido por Norte (5,1%), Sudeste (2,4%) e Nordeste (1,9%).

Analisando os estados individualmente, o Paraná ficou em primeiro lugar. O estado apresentou 13,8% de crescimento em sua economia, segundo o índice de atividade econômica do Banco Central. O Sul representou também na segunda posição: O RS apresentou crescimento de 8,4%. Santa Catarina aparece em oitavo lugar, com 2,5%.

Confira o ranking completo abaixo:

  1. Paraná – 13,8%
  2. Rio Grande do Sul – 8,4%
  3. Amazonas – 7,6%
  4. Rio de Janeiro – 5,3%
  5. Minas Gerais – 4,6%
  6. Pará – 3,0%
  7. Goiás – 2,7%
  8. Santa Catarina – 2,5%
  9. Ceará – 1,9%
  10. São Paulo – 1,0%
  11. Pernambuco – 1,0%
  12. Bahia – 0,9%
  13. Espírito Santo – 0,5%

Imagem: Reprodução / Pixabay