RS registra sensação de mais de 44°C

Em um dia extremamente quente neste domingo, o Brasil experimentou um calor que excede o normal. As temperaturas reais do ar, medidas à sombra, alcançaram níveis próximos de 40°C em muitos estados. Entretanto, o que realmente chamou a atenção foi a sensação térmica que superou os 42°C em várias localidades, devido à combinação de alta temperatura com umidade relativa do ar elevada.

O estado mais “abafado” foi o Rio Grande do Sul, onde o índice de calor, um cálculo realizado a partir da temperatura real do ar à sombra e a umidade relativa, foi o maior do país. A cidade de São Luiz Gonzaga registrou a sensação de calor mais elevada, chegando a 44,4°C neste domingo.

Por que a sensação de calor foi tão alta?

A sensação de calor intensa registrada no último domingo não foi causada apenas pelas altas temperaturas. O ar mais úmido aumentou a sensação de desconforto, principalmente no Rio Grande do Sul. Apesar de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul terem experimentado altas temperaturas, a umidade relativa do ar nesses estados foi menor, o que não fez a sensação de calor ser tão destoante.

As maiores temperaturas reais no Brasil foram registradas na cidade de Três Lagoas (MS) e Cuiabá (MT), ambas com marcas acima de 40 graus. No entanto, a sensação de calor foi inferior a registrada em São Luiz Gonzaga (RS), exatamente devido à maior umidade relativa do ar no RS.

O que esperar para os próximos dias?

Apesar de ainda se esperar um dia quente para esta segunda-feira, a previsão é de que a onda de calor comece a perder intensidade a partir de terça-feira. O aumento da nebulosidade e das condições para chuva, principalmente sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, deve contribuir para a diminuição do calor.

Cuiabá pode ainda registrar uma temperatura máxima de 40 graus nesta segunda-feira, enquanto em Goiânia e Campo Grande a máxima pode chegar a 37 graus. No entanto, as previsões indicam que o tempo deve esfriar nos próximos dias.

As condições climáticas para o Natal de 2023 ainda são incertas. Mas nesse momento, a indicação é que as temperaturas devem estar mais amenas em relação aos últimos dias.